Lembra-se dos dias em que você teve que esperar pacientemente pela Internet para acessar e carregar páginas em uma velocidade incrivelmente lenta?

Os avanços tecnológicos desde então nos permitiram acesso rápido a todas as informações que poderíamos precisar em um instante.

É por isso que a conexão lenta à Internet hoje em dia é quase insuportável. Ver aquele círculo giratório de destruição e espera, o que parece uma eternidade, para a página carregar é extremamente frustrante.

A frustração da Internet lenta nestes tempos modernos

Apenas navegar na Internet com conexão lenta pode ser ruim o suficiente, mas quando muitas partes de nossas vidas são gastas online, geralmente podemos experimentar uma conexão lenta à Internet ainda mais.

Por exemplo, assista a programas de TV ou filmes. O pior é que, quando chega a um momento crucial da trama e de repente para, o círculo giratório da desgraça aparece e sua experiência parece totalmente arruinada.

Isso já aconteceu mais de algumas vezes e você começa a questionar se deve começar a frequentar as aulas de controle da raiva.

Você salva o trabalho online que passou horas aperfeiçoando e, nesse momento crucial, a conexão com a Internet diminui, tenta atualizar a página e, em seguida, chega a horrível conclusão de que você acabou de perder tudo, para nunca mais ser visto novamente. Você não precisa apenas controlar a raiva, mas provavelmente consolar.

Que etapas você pode seguir ao experimentar uma conexão lenta à Internet?

Quando a Internet é lenta, existem algumas etapas que você pode seguir para tentar identificar e corrigi-la.

1. Verifique sua conexão WiFi

Provavelmente, o primeiro passo mais óbvio, mas temos que colocar aqui: verifique se a sua conexão WiFi está funcionando. Em alguns casos, seu computador pode ter mudado para a conexão WiFi mais fraca e aberta de outra pessoa porque o seu foi desligado temporariamente. Ou seja, se você o configurou para fazer roaming automaticamente para conexões WiFi.

2. Verifique o seu hardware, incluindo as configurações do roteador de banda larga

Fazer com que o modem e o roteador sejam redefinidos rapidamente pode ser tudo o que você precisa fazer para voltar à ação. Desligue-o e ligue-o novamente e veja se ele resolve o problema no seu e em outros computadores da casa.

3. Desativar plugins e aplicativos que consomem banda larga

Anúncios e programas (especialmente aqueles que usam vídeos) sendo executados em segundo plano podem ocupar grande parte da largura de banda sem você perceber. Feche todas as suas janelas e considere instalar um Ad Blocker. Ele resolve apenas parte do problema, mas pode acelerar temporariamente a conexão.

4. Verifique se você está baixando alguma coisa

Baixar qualquer coisa pode diminuir a velocidade da sua conexão à Internet, especialmente se você estiver baixando arquivos usando o BitTorrent. Faça uma pausa e você verá sua conexão acelerar instantaneamente.

5. Verifique sua velicidade

Você está realmente pagando pela internet lenta? Pode valer a pena verificar seu plano e use um testador de velocidade como o beta.simet.nic.br para verificar se os números estão correspondendo. Caso contrário, você precisará fazer uma ligação para o seu provedor.

6. Otimize sua Web para uma conexão lenta

Se você ainda precisa navegar na Internet enquanto resolve sua conexão lenta, uma dica útil é otimizar sua web alternando para versões HTML ou móveis de sites e desativando imagens. Fazer tudo isso pode tornar sua navegação menos frustrante, embora menos divertida.

7. Ligue para o seu provedor de Internet

Se você já tentou de tudo e ainda é lento, agora é a hora de ligar para o seu provedor de internet. Esteja ciente de que isso pode não ser uma falha, portanto seja respeitoso e é mais provável que você obtenha conselhos ou soluções úteis.

Deseja acelerar sua conexão lenta? Siga estes passos simples

1. Otimize seu navegador

  • Alterne para navegadores como o Firefox, que oferece extensões para interromper anúncios, ou o Chrome, que usa memória mínima sem a necessidade de Flash e JavaScript. O Opera Turbo foi projetado especialmente para conexão lenta, pois foi construído com tecnologia de compressão.
  • Feche todas as guias não utilizadas que possam ser páginas abertas que estão sendo atualizadas e, portanto, usando mais largura de banda.
  • Permitir alguns cookies e cache. Enquanto alguns podem estar cansados ​​de ter suas informações rastreadas, eles permitem que as páginas sejam carregadas mais rapidamente.

2. Otimize seu modem / roteador

  • Reposicione seu roteador na mesma sala que o seu computador ou em algum lugar central da casa.
  • O seu dispositivo sem fio pode ficar mais lento devido à transmissão da conexão no mesmo canal que o dos seus vizinhos. Tente usar programas como o Wifi Analyzer para verificar os canais nas proximidades.
  • Separe outros dispositivos sem fio, pois isso também pode atrapalhar a conexão à Internet. Simplesmente mantenha-os separados.

Portanto, da próxima vez que uma conexão lenta à Internet o levar a um frenesi, tente estas etapas para ajudá-lo a identificar a origem do problema. A conexão lenta à Internet pode ser frustrante em muitas áreas de nossas vidas agora, dependendo de um processo rápido, mas encontrar maneiras de resolvê-la, mesmo que temporariamente, pode ser um longo caminho.