Há quanto tempo você está ansioso para iniciar um pequeno negócio? O que está te segurando?

Muitas pessoas adiam a criação de um pequeno negócio porque acham que precisam de uma injeção saudável de capital para fazê-lo.

Isso simplesmente não é verdade.

Então, como iniciar um pequeno negócio?

Simon Paine, co-fundador e CEO da PopUp Business School, disse:

Você pode facilmente iniciar um negócio sem dinheiro. Quando você está começando, bom o suficiente é bom o suficiente. Não precisa ser perfeito. A perfeição matará seus negócios antes de você começar, porque custa dinheiro e você não precisa gastar dinheiro para continuar.

Bootstrapping é uma ótima maneira de construir um negócio.

Segundo Paine,

“O negócio de inicialização é o mais provável de sobreviver. Por quê? Porque você construiu seu músculo empreendedor ao descobrir como começar de graça e se envolveu em seu próprio negócio. Esse processo é crítico, por isso não o ignore. ”

Portanto, depois de resolver tudo o que precisa para começar – autorizações, licenças, registrar o nome da empresa, abrir uma conta comercial, criar um site básico, cartões de visita etc. – inicie o que você puder e terceirize o restante.

Aqui estão minhas oito principais dicas para iniciar uma pequena empresa autofinanciada.

1. Comece com você

Se você está se perguntando, o que seria uma boa empresa de pequeno porte para começar? Você pode querer dar uma olhada no que você tem a oferecer.

  • Quais são suas habilidades?
  • Em que você é mais experiente?
  • Por qual conhecimento ou insight você poderia compartilhar que alguém pagaria um bom dinheiro?
  • Quem precisa da sua ajuda?

Não há pequenas empresas certas ou erradas, assim como não há garantia de que algumas terão sucesso mais do que outras. Eu assisti startups com produtos incríveis falharem porque não sabiam como se promover.

Também vi produtos razoavelmente bons, excepcionalmente bem, simplesmente porque os fundadores sabiam como se conectar com seus clientes em potencial e oferecer uma experiência única.

Dmytro Okunyev, fundador da Chanty, disse:

A melhor maneira de iniciar uma pequena empresa com um orçamento pequeno é começar com um problema que outra pessoa está enfrentando e resolvê-lo, em vez de apresentar algo novo. Dessa forma, você já tem seu público-alvo bem na sua frente e pode fazer sua primeira venda imediatamente, em vez de gastar uma fortuna em marketing.

Então, pegue uma caneta e um papel e anote suas habilidades, sua experiência, o que você realmente gosta de trabalhar e quem é seu cliente ideal. Use isso como ponto de partida para descobrir em que negócio você deseja entrar.

2. Agora fale com seus clientes em potencial

Marie Farmer, fundadora do Mini MealTimes, disse:

Fale, fale, fale com seus clientes em potencial. Não gaste um centavo antes de fazer isso.

Conversas levam a conversões. Eles permitem que você entre na cabeça dos seus clientes em potencial, descubra com o que eles estão enfrentando e crie uma solução adaptada às suas necessidades.

Muitas vezes, como proprietários de empresas, pensamos conhecer o nosso mercado-alvo. Achamos que sabemos o que eles querem, onde consomem mídia, que mensagem os levaria a comprar seu produto ou serviço, e não poderíamos estar mais errados.

Eu conheci muitos empreendedores e pequenos empresários que investiram milhares de dólares em fazer sua empresa decolar, apenas para perceber, seis meses depois, que tudo está errado. O nome da empresa, suas ofertas, preços – todo esse dinheiro e tempo desperdiçados, simplesmente porque eles não fizeram a lição de casa.

Ao conversar com as pessoas, você constrói relacionamentos e obtém um feedback valioso. Ouça o que eles estão dizendo e como estão dizendo; eles estão embrulhando sua estratégia de conteúdo para presente. Você já sabe o que eles estão pesquisando no Google e pode criar um vídeo ou artigo que fale diretamente com eles.

Esta pesquisa de mercado local também mostrará:

  • Com quem você gosta de lidar.
  • Onde eles estão baseados.
  • Como são as suas rotinas diárias.
  • Quais são os seus pontos negativos?
  • Se eles têm apetite pelo que você está vendendo.
  • O que eles estão preparados para pagar por isso.

Então você precisa descobrir:

  • Quem são seus concorrentes.
  • O que eles estão fazendo é que você pode fazer melhor.
  • Como você vai se diferenciar.

A experiência que você oferece é seu diferenciador exclusivo. Faça o que é certo, e não apenas você conquistará seu primeiro cliente, mas também proporcionará a eles uma experiência que os fará voltar por toda a vida.

3. Alavancar Relacionamentos

A rede é um salva-vidas para os pequenos empresários. Construir um círculo de pessoas com experiência em iniciar e expandir uma empresa é essencial para o seu sucesso.

Eles podem estar três ou quatro passos à sua frente, mas são pessoas com as quais você pode aprender e trocar idéias. Eles estiveram onde você está e sabem o que é preciso para iniciar um pequeno negócio. Suas experiências não serão todas iguais, mas isso é uma coisa boa.

Richard Michie, CEO da The Marketing Optimist , compartilhou a história de sua startup:

Quando comecei, sentei-me em casa e tentei aprender a administrar um negócio. Como não funcionou, entrei para o Entrepreneurial Spark e depois para o NatWest Business Accelerator. Aqui, pude compartilhar meus triunfos e desastres com outras pessoas que enfrentavam as mesmas lutas. Ao compartilhar e ouvir, eu me tornei mais resistente aos altos e baixos da administração de uma startup. Além disso, fui capaz de construir uma rede ainda maior de conexões valiosas, o que ajudou a expandir enormemente os negócios.

Os benefícios de alavancar sua rede empresarial incluem:

  • Encontrar novas pistas para buscar.
  • Reengenharia da sua mentalidade.
  • Construindo sua confiança e aliviando seus medos.
  • Fácil acesso a consultoria e suporte gratuitos.
  • Ajude na definição de metas e se responsabilize.

Reserve um momento para percorrer os contatos do telefone e o banco de dados de e-mail. Observe a quem você pode entrar em contato. Essas são as pessoas que você pode aproveitar para expandir sua rede e encontrar novas oportunidades de negócios.

4. Faça uma lista de tudo o que você precisa para começar

Agora que você sabe o que é bom, com quem deseja trabalhar, quais são os pontos negativos e o que venderá, precisa fazer uma lista.

Esta é uma lista de verificação de tudo o que você precisa fazer para iniciar seu pequeno negócio. Sim, você pode pesquisar no Google. Ou, e essa é uma ideia melhor, você pode entrar em contato com sua rede comercial para obter conselhos sobre o que incluir nessa lista e com quem entrar em contato para ajudá-lo a realizar as tarefas.

Estou falando de advogados, contadores, criativos, você escolhe. Eles terão essas pessoas na discagem rápida e você saberá que elas são altamente recomendadas.

Depois de concluir sua lista, Simon Paine sugere:

Consulte a sua lista do que você precisa para iniciar seu negócio e veja o que você pode obter de graça, pedir emprestado, negociar, vender algo para obter dinheiro ou vender seu valor antes de criá-lo. Você absolutamente pode iniciar um negócio sem dinheiro, seguindo estes princípios.

Iniciar Uma Pequena Empresa Com Pouco ou Nenhum Dinheiro

5. Seja implacável com seus gastos

Esteja você iniciando sua pequena empresa como uma agitação lateral ou investindo suas economias para lançá-la, você precisa ter muito cuidado com o que gasta seu dinheiro.

Keep It Lean

Santiago Navarro, CEO e co-fundador da Garçon Wines , aconselha a mantê-lo enxuto no estágio inicial de lançamento da sua startup.

Gaste o mínimo possível, trabalhe duro e concentre-se no objetivo principal de desenvolver um MVP de qualidade (produto mínimo viável) para levar ao mercado para testes ou vendas.

Não puxe um salário

Danny Scott, CEO e co-fundador do CoinCorner , sugere não receber um salário.

“Durante os primeiros seis meses de nossos negócios, os fundadores não receberam salários para ajudar a dar aos negócios a melhor chance de decolar e ganhar força”.

Se você não precisa puxar um salário, não precisa.

Trabalho a partir de casa

Você não precisa de um escritório chique. Duncan Collins, fundador da RunaGood.com , diz:

Trabalhe em casa. Não há tarifas comerciais a pagar e nem taxa de aluguel ou serviço.

Além disso, você pode amortizar uma porcentagem de seus custos quando a temporada fiscal chegar.

Troque seus serviços

Você tem alguma habilidade, tempo extra, produtos ou serviços que você poderia trocar? Talvez você seja um redator e precisa de um designer para criar seu logotipo e cartões de visita.

Troque suas habilidades por sua assistência. Você pode revisar o conteúdo ou recomendar os serviços a todos os clientes que receber.

Talvez você esteja abrindo uma cafeteria e precise de ajuda com o licenciamento. Você pode trocar cappuccinos gratuitos e ilimitados por sua assistência na aquisição e tratamento do problema. A troca é uma ótima maneira de conseguir muito sem gastar um centavo.

Como você pode cortar custos? Com quem você pode trocar serviços? Volte para sua lista e adicione essas informações.

6. Pense em como você deseja se posicionar

Não tenha medo de ir atrás de um cliente premium. Nos negócios, o lucro vem da maneira como você se comercializa e o posicionamento determina quanto você ganha. Permite atrair um cliente de qualidade superior.

Vou dar um exemplo:

Se você é um músico profissional e se posiciona como um motória, seus “clientes” o tratam como tal e o pagam em conformidade. Você trabalhará horas longas e difíceis para ganhar uma pequena quantia de dinheiro.

Por outro lado, se você se posicionar como um artista profissional de concertos, atrairá um cliente muito diferente e será pago em conformidade.

Posicione-se como uma mercadoria e você sempre competirá no preço.

7. Concentre sua energia estrategicamente

Enquanto os empresários usam muitos chapéus, em algum momento, você precisa ser realista sobre onde deve investir seu tempo e energia. Nos primeiros dias de criação de uma empresa, é normal fazer tudo por conta própria, trabalhar horas loucas e nunca sair, mas isso não é saudável para você ou sua empresa.

Um estudo da Small Business Trends constatou que 78% dos proprietários de pequenas empresas relatam ter sofrido desgaste nos primeiros dois anos de administração da empresa. [2] E se você estiver cansado demais, estressado e doente para trabalhar, não ganhará dinheiro.

É por isso que eu sempre digo aos meus clientes para dominar uma coisa antes de passar para a próxima. Pode ser um nicho, uma plataforma de mídia social ou os três primeiros módulos do seu curso on-line, qualquer que seja.

Mas quando você tenta fazer demais, nada é feito. Basta perguntar a Dani Mancini, fundador e proprietário do Scribly.io:

Foi só quando eu fiz um balanço do quanto estava tentando fazer que percebi que estava me preparando para falhar. Em vez de tentar fazer tudo de uma vez, agora me concentro em uma coisa de cada vez e comprometo-me a fazê-lo bem. Isso significa tomar decisões difíceis, como interromper totalmente nossa estratégia de conteúdo, até que eu pregue outras atividades de alta prioridade, como prospecção e referências (que de longe foram táticas mais eficazes).

Saber onde concentrar sua energia é tão importante. Pergunte a si mesmo

O que é crítico para o meu sucesso? O que preciso fazer agora para garantir o crescimento nos próximos seis meses?

Depois de ter instalado e funcionando, passe para o próximo projeto.

8. Terceirize o que você não precisa fazer

Isso me leva ao meu ponto final, terceirize o que você tem conhecimento limitado ou não é um bom uso do seu tempo.

Melissa Sinclaire, fundadora da Big Hair Beauty, disse:

Às vezes, você pode achar que sua empresa não pode pagar por isso e fará tudo sozinho, mas na maioria das vezes não pode pagar por isso.

Se você não tem noção de contabilidade, terceirize-a. Se você não sabe nada sobre desenvolvimento web, Google AdWords, Anúncios no Facebook, SEO, SEM, CRMs ou sobre a criação de procedimentos operacionais padrão, terceirize-o para alguém que o faça.

Existem inúmeros sites freelancers onde você pode encontrar profissionais talentosos dispostos a pagar um preço fixo por um resultado fixo.

A linha inferior

Algumas das pequenas empresas mais bem-sucedidas começaram como empresas iniciantes em casa, de cafeterias e até dormitórios de faculdade.

Eles lançaram com um produto ou serviço que era bom o suficiente. Eles gastaram R$ 600 em um modelo de site, um nome de domínio e um formulário de inscrição.

Eles se envolviam regularmente com seu mercado para descobrir onde melhorias poderiam ser feitas, o que funcionava e o que precisava ser feito.

Eles estabelecem metas, convocam favores, vivem equipamentos enxutos, emprestados, serviços de troca, terceirizados quando necessário e reinvestem lucros de volta nas empresas – é assim que você constrói uma pequena empresa com pouco ou nenhum dinheiro.