Trabalho é chamado trabalho por uma razão. Não importa o quão apaixonado você seja por um determinado campo, você inevitavelmente encontrará aspectos de sua carreira de que não gosta. Se você estiver em uma posição atual por causa do dinheiro ou da segurança que ela oferece, você pode ser ainda mais impactado pela verdade mencionada acima.

Dito isto, a mentalidade e a abordagem que adotamos quando abordamos qualquer coisa na vida é o que dita nossa experiência geral. Se eu for para o trabalho me sentindo exausto e não querendo fazer nada, não vou tirar nada do meu trabalho. Se eu encontrar motivadores no meu trabalho que me lembrem o motivo de fazê-lo, no entanto, vou me sair muito melhor.

O problema que muitos enfrentam quando tentam encontrar motivação ao seu redor é o ato real de tomar consciência desses motivadores. A conscientização é sempre o primeiro passo para mudar (e também é o mais difícil). Se você está tentando descobrir o que o motiva no trabalho, continue lendo abaixo para obter mais informações sobre como você pode se tornar um trabalhador mais feliz e produtivo!

Passo 1. Reserve um momento para considerar por que você está na sua posição atual

Quando trabalhamos em algum lugar por um período significativo de tempo, a rotina diária pode se tornar algo que fazemos no piloto automático. Quando trabalhamos nesse modo, acabamos nos perdendo ao longo do caminho.

Somente quando abordamos o trabalho com a mentalidade de fornecer valor tanto para o empregador quanto para o cliente que somos capazes de obter algum sentido de conquista com ele.

Por exemplo, vamos fingir que você está trabalhando em um trabalho de agendamento básico. Na superfície, pode parecer chato para você, fazendo com que você perca o foco e a energia. Quando você olha mais de perto, no entanto, seu trabalho é bastante importante.

As pessoas confiam em você para garantir que estão recebendo horas suficientes, que podem tirar dias importantes de folga quando precisam e que a organização funcione sem problemas, mesmo em tempos de crise. Você é responsável por todos esses aspectos e, em última análise, isso agrega valor às pessoas ao seu redor.

Pergunte a si mesmo, por que eu tenho esse trabalho?

Esse é um trabalho que você adora fazer? Envolve um trabalho pelo qual você é apaixonado? Existe algo que você realmente gosta nessa posição? Se você se lembrar do motivo pelo qual assumiu o cargo, poderá encontrar essa faísca para fazer um trabalho melhor novamente. [1]

Se você trabalha apenas por razões financeiras, ainda pode encontrar motivação para trabalhar (mesmo que seja um pouco mais difícil). Vamos nos aprofundar nesse conceito na próxima seção.

Passo 2. Mapeie seu futuro

Em alguns casos, nosso futuro é mais emocionante do que nossa situação atual, e tudo bem! A boa notícia é que você pode alavancar seu futuro a seu favor, usando-o como motivação para trabalhar mais.

Como?

Considere cada trabalho que você exerce ou que realizará como um trampolim no caminho em direção ao seu objetivo final. Embora seu trabalho atual possa não ser super emocionante ou gratificante, ele serve a um propósito. Seja na forma de construir seu currículo, ensinando novas habilidades, ajudando você a economizar dinheiro para procurar um novo emprego ou fornecendo dinheiro extra ao lado, existe um objetivo para tudo!

Para se beneficiar do trabalho que você tem e encontrar motivação, reserve um momento para considerar os pontos acima. Em seguida, construa um plano para o futuro.

Para dar um exemplo, vamos imaginar que seu caminho fique assim:

  • Meu trabalho atual como assistente de escritório me permitirá economizar dinheiro e aprender habilidades importantes que posso usar em uma posição acima da minha.
  • Depois de concluir minha graduação neste verão, posso me candidatar a um emprego melhor em uma posição de marketing de nível básico, onde certas habilidades baseadas no escritório serão úteis.
  • Enquanto trabalho nessa posição de nível básico, posso desenvolver minhas habilidades paralelamente e solicitar novos projetos que atendam às minhas necessidades e capturem meu interesse.
  • Então, (continue seu roteiro…)

Um plano abrangente não apenas lembra como sua posição atual serve, mas também o mantém animado em futuras posições.

Lembre-se, no entanto, que as metas só funcionam quando são específicas, definidas como um prazo final e divididas em tarefas menores e mais viáveis. Isso irá mantê-lo altamente motivado durante o trabalho também! [2]

Passo 3. Leve as coisas devagar e coloque lembretes ao seu redor para manter seus níveis de motivação altos

Duas coisas importantes a serem lembradas quando você está tentando se manter motivado é evitar sobrecarregar-se e manter-se lembrado do motivo pelo qual você deve estar motivado.

Quando se trata de trabalho, muitas pessoas tornam seus empregos muito maiores e piores do que realmente são. Você pode evitar cair neste ciclo de evasão e desespero, lembrando-se de que todo dia é um novo dia. Você pode alterar sua programação para adicionar coisas novas e emocionantes e se concentrar em sua vida fora do trabalho.

Embora o trabalho seja uma parte importante da sua vida, ele não precisa ser cansativo ou chato.

O segundo ponto acima pode ser alcançado definindo pequenos lembretes em todo o local de trabalho. Se você é alguém que já está satisfeito com o trabalho que eles realizam e com o valor que eles fornecem, faça pequenas anotações em sua área de trabalho que lembrarão os serviços que você oferece e como eles ajudam os outros.

Se você é alguém que não está necessariamente satisfeito com a posição que ocupa atualmente, pode usar ferramentas como folhas de objetivos, calendários e quadros de visão para ajudá-lo a acompanhar o seu progresso à medida que avança para a sua posição ideal.

No entanto, certifique-se de não cair na armadilha de se ressentir do seu trabalho ou de agir. Isso só tornará mais difícil se motivar no seu trabalho!

Conclusão

É sempre possível encontrar motivação em qualquer situação. Tudo isso requer um pouco de esforço, alguma gratidão e a capacidade de ver por que seu trabalho agrega valor à sua vida e à vida dos outros.

Se você está tendo dificuldades para encontrar o que o motiva no trabalho, use o guia passo a passo acima para descobrir por que você está no seu trabalho, para onde deseja ir depois e como aproveitar essas informações para sua vantagem. O que você tira da sua situação depende, em última análise, de como você a percebe!