Atingir o sucesso financeiro não é algo que simplesmente acontece. Talvez se você ganhar na loteria ou algo assim, mas para uma pessoa comum como você ou eu, isso deriva de uma série de pequenos passos que você dá durante um longo período de tempo.

A cada passo, você cria um novo hábito de dinheiro inteligente. E com cada hábito de dinheiro inteligente, você cria uma independência financeira.

Então, que tipo de hábitos você pode formar para seguir esse caminho? Vamos dar uma olhada nos hábitos de dinheiro inteligente que você pode começar hoje para se aproximar de um futuro financeiramente independente.

1. Evite ser “sábio”.

É tentador tentar economizar alguns centavos aqui e ali ao comprar itens pequenos. No entanto, não é aí que o dinheiro real é salvo. Você está fazendo um esforço extra por algo que não move a agulha.

Você ganha mais quando consegue reduzir suas contas maiores. Por exemplo, encontrar uma taxa de juros mais baixa para sua hipoteca pode economizar R$ 50 ou mais por mês. E reduzir sua conta de transporte comprando um carro mais barato ou usando o transporte público também pode proporcionar grandes ganhos.

Portanto, observe suas despesas recorrentes, como moradia, transporte e seguro, e veja onde há espaço para manobra. É um uso muito melhor do seu tempo do que tentar beliscar moedas de um centavo aqui e ali em compras menores.

2. Quando você quiser algo grande, espere

A impulsividade pode causar problemas na maioria dos aspectos da vida. As finanças não são diferentes.

É da natureza humana ver algo e desejá-lo naquele momento e ali. Começa quando criança na fila do caixa do supermercado e continua até a idade adulta.

Temos uma ideia na cabeça de algo que queremos, e é difícil não sair e acertar no momento.

Um bom exemplo é querer um carro novo. Talvez você tenha seu carro há vários anos. Atravessou a marca de 100 mil milhas. Talvez a manutenção esteja vencida e você esteja chateado por precisar substituir a correia dentada ou comprar pneus novos.

Então, você fica com coceira.

Você começa a procurar online e percebe que pode trocar seu carro atual por algo mais novo e mais emocionante… tudo por algumas centenas de dólares por mês. Então você fica obcecado.

Aqui é onde você tem que dar um passo atrás.

Sua nova obsessão está obscurecendo seu julgamento. Em vez de ceder ao impulso, aguarde.

Defina um prazo para si mesmo. Talvez você volte à decisão três meses depois. Veja se a obsessão dura.

Pode, mas muitas vezes, acontece uma coisa engraçada. Muitas vezes, você esquece. E, freqüentemente, você descobre que o carro novo não era uma necessidade.

O impulso desapareceu. E você acabou de economizar uma tonelada de dinheiro. Veja nosso artigo sobre como definir metas financeiras e realmente cumpri-las.

3. Viva com menos gastos do que você pode pagar

Você finalmente recebe esse grande aumento. E você quer comemorar – e por que não?

Você está ansioso por isso para sempre. E, afinal, tudo foi devido ao seu trabalho duro.

Tudo bem, alarde um pouco. No entanto, faça um acordo único e pronto.

Não seja pego na armadilha de que só porque agora você está ganhando mais dinheiro, deveria gastar mais.

Com demasiada frequência, as pessoas ganham mais dinheiro e sentem que elas lhes dão os meios para comprar uma casa maior, um carro maior… você sabe o que fazer. Resistir.

O fato é que viver abaixo do que você pode pagar é uma das maneiras mais rápidas de gerar economia.

Mas se você atualizar constantemente à medida que começa a ganhar mais, nunca estará à frente. Você apenas acumulará mais dívidas ao longo do caminho e terá tão pouco espaço de manobra quanto antes.

4. Pratique compras inteligentes

Comida … é uma das maiores porções de qualquer orçamento. E se você não tomar cuidado, pode ser um dos maiores drenos da sua carteira.

Mas, felizmente, existem algumas coisas que você pode fazer para garantir que você fique esperto com seu dinheiro ao comprar mantimentos .

Crie um orçamento de supermercado

Defina um orçamento semanal rigoroso para o supermercado. Quando você sabe quanto pode gastar em compras, pode planejar seu menu semanal.

Depois de saber o que você precisa, você pode fazer compras e manter um registro constante enquanto faz compras para garantir que está no caminho certo.

Costumo fazer isso na minha cabeça, arredondando para cada item. No entanto, anotá-lo à medida que for avançando provavelmente funcionaria melhor para a maioria das pessoas.

Faça uma lista … e nunca se desvie

Nunca vá ao supermercado sem uma lista. Se você for à loja pensando em uma ideia aproximada, não terá uma verdadeira ideia do que precisa.

Você não é bem pesquisado. Você não sabe quais são as vendas. Como resultado, você tomará decisões rapidamente.

Essas decisões de impulso levarão a gastos excessivos, o que prejudicará seu orçamento de supermercado.

Comer antes de ir às compras

Também é importante comer antes de ir ao supermercado. A fome é uma força poderosa.

Se você está comprando com o estômago vazio, tudo vai ficar bem. Em particular, você pode encontrar muitos petiscos prontos e processados ​​que parecerão atraentes.

Afinal, você está com fome agora e essa comida está facilmente disponível. Então, subconscientemente, você pode se inclinar para esses itens.

Infelizmente, esses itens não são apenas menos saudáveis, mas provavelmente são mais caros. Você paga por conveniência.

No entanto, quando você come antes das compras, faz compras com a mente limpa. Sua fome não vai obscurecer seu julgamento, influenciando você a tomar más decisões, como um demônio de cartum descansando em seu ombro, sussurrando em seu ouvido.

Isso facilita muito o cumprimento do seu plano de compras.

São passos de bebê… E passos de bebê podem começar agora!

Eu nunca conheci alguém que não suporta ser um pouco mais esperto com seu dinheiro. Por outro lado, qualquer um pode ficar mais esperto com seu dinheiro. Mas lembre-se, isso não acontece de uma só vez.

Comece lutando contra seus impulsos. Prepare-se para a semana e seja esperto na loja. Além disso, reduza as despesas mensais, como a participação em academias que são muito caras e você provavelmente não está obtendo o valor do seu dinheiro.

O diabo está nos detalhes. E os detalhes podem mudar seu estilo de vida e prepará-lo para um futuro financeiramente independente.